terça-feira, 9 de julho de 2013

7ª Conferência Municipal de Assistência Social elege delegados e conselheiros


               A 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, foi realizada no dia 27 de junho, no plenário da Câmara, e nela foram eleitos os membros da gestão 2013-2015 do Conselho Municipal de Assistência Social, e os delegados que vão representar Vespasiano na 10ª Conferência Estadual que será realizada entre 16 e 18 de outubro em BH. No evento também foi realizada a prestação de contas da Secretaria de Desenvolvimento Social e formuladas as propostas que serão encaminhadas pelos delegados à Conferência Estadual. Dentre elas se destacam: implantação de um CRAS para atender do Jardim da Glória ao Sueli; e de um CREAS, no Morro Alto; e criação de Centro Sociocultural nos bairros Nova Pampulha/Bonsucesso.
O evento também foi momento de reflexão. A temática da Conferência Municipal -“A Gestão e o Financiamento da Efetivação do SUAS” - foi problematizada com duas palestras. A primeira foi ministrada pela Teresa Gusmão, superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social que realçou a importância de se criar uma Proposta de Emenda Constitucional para assegurar que cada ente federativo aplique 5% do seu orçamento na área de assistência social. Essa falta de recurso é agravada segundo Gusmão pela incompetência administrativa de muitos gestores que não conseguem aplicar todo o dinheiro repassado. Ela afirma que vários municípios mineiros gastam pouco menos da metade da verba que o Estado repassa. Além de aumentar a eficiência da gestão dos recursos financeiros, os municípios precisam ampliar suas ações para poder atingir todos os pontos de vulnerabilidade social em seu território.
Todas essas idéias estão diretamente envolvidas com a elaboração do orçamento do município que foi assunto da segunda palestra que foi proferida por José Marcelo Caetano, professor da UEMG. Ele afirma que nenhuma obra ou serviço pode ser executado se não for planejado no Plano Plurianual, apontado na Lei de Diretrizes Orçamentárias, e aprovado na Lei Orçamentária Anual. Isso reforça a fala de Gusmão da importância de se criar metas e prazos para todas as ações sócio assistenciais do município.

Delegados
Entidade
Marta de Lourdes Mansur Pimentel
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Rita de Cássia Gonçalves Pereira
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Edirlaine Leite Medeiros
Secretaria Municipal de Educação
Carmelita Correia Moreira
Usuário/defesa de direitos.
Fernanda Nobre Santos Costa
Trabalhador da área.
José Geraldo Godinho
Associação Comunitária Lar de Minas

Conselheiros
Entidade
Marilza Castro de Paula Cruz
Movimento de Assistência Social
Fernanda Nobre Santos Costa
Representante dos profissionais da área de assistência social, psicologia ou sociologia.
José Geraldo Godinho
Associação Comunitária Lar de Minas
Vicente de Paula Santos
Associação dos Barraqueiros e Ambulantes de Vespasiano
Eleição será feita novamente.
Representante dos órgãos prestadores de serviços assistenciais e educacionais
Idem.
Representante de associações de idosos no município
Carmelita Correia Moreira
Representante dos usuários