sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Arte Transformação e Canto e Magia encerram 2013

O ano letivo dos projetos Arte Transformação e Canto e Magia foi encerrado com uma apresentação dos alunos das oficinas de saxofone, coral infantil, flauta doce, violão e percussão que foi realizada no pátio da Prefeitura no dia 12 de dezembro. O Coral do Centro de Convivência da 3ª Idade também participou do evento que apresentou ao público um repertório constituído por músicas natalinas como “Boas Festas” e clássicos como “Happy Day.
Esses dois projetos são realizados  respectivamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Vespasiano e pela ONG Associação Integrada pela Vida (Assipev) e oferecem aulas de música, balé e capoeira a quase 1.200 crianças e adolescentes de vários pontos da cidade. Essas aulas são instrumento de cidadania na opinião da Secretária de Desenvolvimento Social, Marta Mansur. “Vale a pena educar pela música”, afirma Mansur. Essa opinião é partilhada pela representante da Assipev, Marta Murta. “Formar futuros cidadãos”, segundo Murta, é o objetivo do projeto. Para Marcelo Las Casas que há três meses leciona percussão no Cras Célvia, e nas escolas Maria Miguel e Bárbara Salomão, os alunos tem correspondido aos ensinamentos. Sullyvan Mendes é um dos alunos de Las Casas no Cras Célvia e tocou surdo no evento.  




segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

6a Promoção de Faixas do Avança Judô

Oitenta alunos mudaram de faixa na sexta cerimônia de Promoção de Faixas do Avança Judô foi que realizada no poliesportivo do Caieiras no dia 30/11. Desse total, sete receberam a faixa cinza; 36, a azul; 20, a amarela; nove, a laranja; cinco, a verde; dois, a roxa; e um, a marrom. Desse conjunto, 28 alunos são de Vespasiano; 28, de São José da Lapa; 23, de Lagoa Santa e um, de Confins. Michelle Assis, 14 anos, do Nova Pampulha, campeã mineira e bronze no Jemg na categoria até 40kg, recebeu a faixa laranja do padrinho do projeto, o judoca Luciano Corrêa, campeão mundial em 2007 e panamericano em 2011 na categoria até 100kg.

O núcleo mineiro do Avança Judô completa sete anos de atuação e atende atualmente a 250 alunos e é uma parceria entre Prefeituras de Vespasiano, São José da Lapa, Lagoa Santa, Confins e Pedro Leopoldo e Confederação Brasileira de Judô, Infraero e Minas Tênis Clube. O Prefeito Carlos Murta lembrou que os treinos do Avança Judô devem continuar sendo realizados no Casarão localizado na rua Cristiano Machado, Centro de Vespasiano, até agosto de 2014, momento em o Aeroporto de Confins possivelmente vai voltar a sediar o núcleo mineiro. Na solenidade, o professor do projeto, Mário Lúcio Silva, e o padrinho, Luciano Correa, receberam uma homenagem que foi entregue, respectivamente, pelo Prefeito e pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Vespasiano, Marta Mansur.