sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Arte Transformação e Canto e Magia encerram 2013

O ano letivo dos projetos Arte Transformação e Canto e Magia foi encerrado com uma apresentação dos alunos das oficinas de saxofone, coral infantil, flauta doce, violão e percussão que foi realizada no pátio da Prefeitura no dia 12 de dezembro. O Coral do Centro de Convivência da 3ª Idade também participou do evento que apresentou ao público um repertório constituído por músicas natalinas como “Boas Festas” e clássicos como “Happy Day.
Esses dois projetos são realizados  respectivamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Vespasiano e pela ONG Associação Integrada pela Vida (Assipev) e oferecem aulas de música, balé e capoeira a quase 1.200 crianças e adolescentes de vários pontos da cidade. Essas aulas são instrumento de cidadania na opinião da Secretária de Desenvolvimento Social, Marta Mansur. “Vale a pena educar pela música”, afirma Mansur. Essa opinião é partilhada pela representante da Assipev, Marta Murta. “Formar futuros cidadãos”, segundo Murta, é o objetivo do projeto. Para Marcelo Las Casas que há três meses leciona percussão no Cras Célvia, e nas escolas Maria Miguel e Bárbara Salomão, os alunos tem correspondido aos ensinamentos. Sullyvan Mendes é um dos alunos de Las Casas no Cras Célvia e tocou surdo no evento.  




segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

6a Promoção de Faixas do Avança Judô

Oitenta alunos mudaram de faixa na sexta cerimônia de Promoção de Faixas do Avança Judô foi que realizada no poliesportivo do Caieiras no dia 30/11. Desse total, sete receberam a faixa cinza; 36, a azul; 20, a amarela; nove, a laranja; cinco, a verde; dois, a roxa; e um, a marrom. Desse conjunto, 28 alunos são de Vespasiano; 28, de São José da Lapa; 23, de Lagoa Santa e um, de Confins. Michelle Assis, 14 anos, do Nova Pampulha, campeã mineira e bronze no Jemg na categoria até 40kg, recebeu a faixa laranja do padrinho do projeto, o judoca Luciano Corrêa, campeão mundial em 2007 e panamericano em 2011 na categoria até 100kg.

O núcleo mineiro do Avança Judô completa sete anos de atuação e atende atualmente a 250 alunos e é uma parceria entre Prefeituras de Vespasiano, São José da Lapa, Lagoa Santa, Confins e Pedro Leopoldo e Confederação Brasileira de Judô, Infraero e Minas Tênis Clube. O Prefeito Carlos Murta lembrou que os treinos do Avança Judô devem continuar sendo realizados no Casarão localizado na rua Cristiano Machado, Centro de Vespasiano, até agosto de 2014, momento em o Aeroporto de Confins possivelmente vai voltar a sediar o núcleo mineiro. Na solenidade, o professor do projeto, Mário Lúcio Silva, e o padrinho, Luciano Correa, receberam uma homenagem que foi entregue, respectivamente, pelo Prefeito e pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Vespasiano, Marta Mansur.  

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Nova Sede Conselho Tutelar

A nova sede do Conselho Tutelar se localiza na rua Jorge Dias Oliva, 145, Jardim Itaú e foi entregue à cidade, no dia 21 de novembro, pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. A sede funciona em uma casa que possui seis quartos (todos com computador), dois banheiros, sala, recepção, cozinha e garagem.
Além da nova casa, o Conselho recebeu um veículo que segundo o Prefeito Carlos Murta foi comprado inteiramente com recursos do tesouro municipal. Essa infra-estrutura permitirá “acolher os usuários com carinho e distinção” segundo a presidente do Conselho Tutelar, Gisdete Menezes. Aparecida Martins, Valéria Rodrigues, Geralda Aparecida e Tatiane Duarte são os outros membros do Conselho Tutelar cujos mandatos terminam em novembro de 2015.


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Apresentações Grupo de Canto da 3 Idade

O Grupo de Canto do Centro de Convivência da 3ª Idade, sob regência de Márcia Alves, realizou quatro apresentações recentemente. No dia 28 de agosto, cantou na Festa da Família no Colégio Tiradentes. No dia 08 de setembro, integrou a programação do Festival Internacional de Corais e se apresentou no Memorial Minas Vale, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. No dia 24 de setembro, cantou na Chamada Geral para Premiação de Destaques e Entrega de Medalhas do 36º Batalhão da Polícia Militar que foi realizado no Cine Capucho. No dia do Idoso, celebrado no dia 27 de setembro, o grupo participou do chá ofertado na sede do Centro de Convivência da 3ª Idade. 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Caminhada da 3 Idade

A Caminhada da 3ª Idade, promoção da Secretaria de Desenvolvimento Social, foi realizada no dia 28 de setembro e reuniu os participantes dos grupos e das oficinas de 3ª idade promovidas pela Secretaria. A largada do evento foi no Casarão, perto da trincheira, e a chegada foi no bar do Zé do Rocha. No final foi distribuído um kit contendo uma maçã, uma banana e uma barra de cereal. O itinerário da caminhada que durou por volta de meia hora foi: ruas Cristiano Machado, Antonio Silva, Ary Teixeira da Costa e Nossa Senhora das Graças.

Essas ruas foram pintadas de azul pelas camisas usadas pelos participantes que cantaram clássicos como “Tá-hi”, “Trem das onze” e “Jardineira” ao longo do evento. No meio dessa onda, um ponto vermelho se destacou. Era Maria de Jesus Costa, 66 anos, que usava de lado um boné da CUT onde estavam penduradas várias flores. Ela mora no Nova York e integra há quatro meses o grupo que se reúne no galpão da Paróquia Cristo Rei. Ela diz que “chorava muito” antes de entrar no grupo, e que agora ela “dança e brinca”.


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Posse do Conselho Municipal de Assistência Social

A cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social para o  biênio 2013-2015 foi realizada no dia 16 de setembro na sala de reuniões da Prefeitura. Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Marta Mansur, o Conselho ajuda a construir políticas públicas socioassistenciais no município.
Os membros recém empossados participaram da primeira sessão ordinária do Conselho no dia 17 de setembro. Tais sessões são sempre realizadas às 3ª feiras, de 14 às 16h. 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Homenagem à judocas

O Avança Judô conquistou recentemente mais quatro medalhas de ouro. No Torneio Dangai, realizado em Ipatinga no dia 7 de setembro, Ariana Ingrid Silva e Lucas Eduardo Ramos conquistaram um ouro cada, e na Copa Betim, disputada no dia 24 de agosto, Ariana e Michelle Assis Santos foram campeãs.
No torneio Dangai, os atletas foram divididos em quatro categorias: faixas branca/cinza/azul, amarela/laranja, verde/roxa e marrom/preta. Participaram por volta  de 400 atletas de 12 clubes das cidades de Uberlândia, Belo Horizonte, Vespasiano, Sete Lagoas, Santana do Paraíso, Pouso Alegre e Ipatinga. Ariana, faixa roxa, lutou na terceira categoria, e Lucas, faixa azul, disputou a primeira. Em Betim foram reunidos 400 atletas de vários clubes da região metropolitana.

Esses atletas e Isaque Moisés Soares e Emanuel Wadan Santos, campeões da etapa estadual do Jemg, respectivamente, em 2013 e 2012, foram recebidos pelo Prefeito Carlos Murta, e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Marta Mansur, no dia 11 de setembro.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Recadastramento Bolsa Família

Até 20 de dezembro, por volta de 700 famílias precisam realizar o recadastramento do Bolsa Família junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para continuar recebendo o benefício. Quem não realizá-lo, deixará de receber o benefício por três meses, pois o recadastramento precisa ser feito a cada dois anos. Ana Paula Lopes, 31, moradora do Serra Dourada, realizou o recadastramento no dia 04 de setembro. Ela afirma que o benefício a ajuda a manter os três filhos.
O Ministério do Desenvolvimento Social avisa o beneficiário sobre a necessidade do recadastramento por meio de cartas e mensagens no extrato do benefício.  Se o titular não puder comparecer à sede da SMDS, um funcionário da secretaria fará uma visita domiciliar para realizar o cadastro.
Para realizar o recadastramento, o titular do benefício deve ir à sede da SMDS e levar os seguintes documentos: comprovante de endereço, CPF, RG, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de renda (seguro desemprego, pensão alimentícia, pensão e BPC) de todos os membros da família, além de certidão de nascimento ou RG e declaração escolar dos filhos menores.

Em Vespasiano, 4.438 famílias receberam o benefício do Bolsa Família em julho de 2013. Esse total corresponde a 16% da população do município. Desse total, 979 pessoas receberam o complemento do Brasil Sem Pobreza.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

2a edição do Arte Transformação

Por volta de 800 crianças e adolescentes participam de alguma oficina artística da 2ª edição do Arte Transformação que foi reiniciado em junho deste ano em seis pontos da cidade. As inscrições continuam abertas. Uma das inscritas é Emilli de Brito, 10 anos, moradora do Célvia que faz aula de saxofone no curumim do seu bairro com o professor Diego Fernandes que é integrante da Corporação Nossa Senhora de Lourdes. Ela diz que já fez aula de flauta e que por ora encara a música mais como diversão.
No Cras Célvia são oferecidas oficinas de capoeira (3ª feira às 16h), canto (3ª às 9h), balé (3ª e 5ª às 9:30, 10:30 e 13h), além de espanhol (2ª e 4ª às 8:30, 9:30, 13:30 e 15:30h; 5ª e 6ª às 13:30 e 15:30h). No Curumim Célvia são ofertadas aulas de balé (6ª às 9, 10, 13 e 14h), teclado (2ª e 4ª às 8, 9, 13 e 14h), canto (sábado às 9:30h), saxofone (5ª às 10, 16h e sábado às 8:30h) e violão (3ª e 5ª às 9, 10, 13:20, 14:20 e 15:20h).
No Curumim Morro Alto são oferecidas aulas de capoeira (3ª e 5ª às 13h), balé (6ª às 9 e 10h) e percussão (3ª às 10h). No Cras Morro Alto são ofertadas aulas de violão (2ª a 6ª às 8, 9 e 10h), canto infantil (4ª às 14 e 15:30h), artesanato ( 2ª a 6ª de 12 às 17h) e socialização (6ª às 14 e 15:30h).

No Jardim da Glória há oficinas de balé (3ª às 9, 10 e 11:30h, e 5ª às 9, 10, 11:30, 13 e 14h) e percussão (3ª e 5ª às 11:30h). Na Paróquia Cristo Rei há aulas de balé (2ª e 4ª às 9, 10, 13 e 14h), percussão (3ª e 5ª às 14:30h) e canto (2ª às 14:30h).

Centro Convivência 3 Idade

No Centro de Convivência são oferecidas oficinas de costura, macramê, hidroginástica, ponto de cruz, crochê, dança, canto, pintura em tecido e lian gong. As aulas de cada oficina são ministradas uma vez por semana e tem a duração de duas horas, exceto hidroginástica e canto que duram, respectivamente, 50 minutos e uma hora e meia.
O grupo de canto, regido por Márcia Alves, se reúne às quintas-feiras, de 15:30 às 17h e é formado por 35 senhoras que tem entre 60 e 85 anos de idade. Por volta de 85% dos integrantes do Grupo de Canto do Centro de Convivência também fazem parte do Coral Lia Viana. Maria das Dores Lucena, 70 anos, moradora do Vale Formoso é um dos contraltos do grupo e afirma que também vai fazer parte das oficinas de macramê, ponto de cruz e pintura em tecido.
O grupo realizou duas apresentações em agosto e em setembro participou do Festival Internacional de Corais (FIC) em Belo Horizonte que nesta edição, homenageou Chico Buarque. Por causa dessa homenagem, o grupo ensaiou a música “Yolanda”, de Pablo Milanés.  Além desta, “Seio de Minas”, de Paula Fernandes, e “Cantoras do Rádio”, de Alberto Ribeiro, Lamartine Babo e Braguinha, entre outras, fazem parte do repertório do grupo. Alves diz que a cantoria possui uma função terapêutica na medida em que ajuda a combater a sensação de abandono, depressão, ociosidade, além de aumentar a auto-estima.

Para participar de alguma oficina, basta o interessado comparecer ao Centro de Convivência e preencher uma ficha. Posteriormente, os participantes serão registrados no Cadastro Único na própria sede do Centro de Convivência. Quem não quiser participar de nenhuma oficina pode ir ao local para jogar xadrez, dama e baralho.  O Centro de Convivência da 3ª Idade se localiza na avenida Thales Chagas, 541, Célvia, e o telefone é 3621 3067.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Avança Judô ganha um ouro e 3 bronzes no Jemg 2013


            O Avança Judô, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Confederação Brasileira de Judô, Infraero e Minas Tênis Clube, ganhou uma medalha de ouro e três de bronze na etapa estadual do Jemg que foi disputada em Passos, entre os dias 28 de julho e 3 de agosto. 
Isaque Moisés Souza Soares, aluno da E.M. José Silva, do Nova Pampulha, ganhou o ouro na categoria módulo 1, peso meio pesado (58 a 64 kg). Ariana Ingrid Ramos Silva, da E.E. Prof. Guilherme H. França, do Caieiras; Hannah Alexia  Soares, da E.E. Padre José Senabre, do Célvia; e Michelle Assis Santos, da EM José Silva, ganharam medalha de bronze, respectivamente, nas categorias: módulo 2, peso médio (57 a 63 kg); módulo 1, médio (53 a 58 kg); e módulo 2, super ligeiro (até 40 kg). A categoria 1 é disputada por atletas de 12 a 14 anos, e a 2, é disputada por quem tem entre 15 e 17 anos.
Isaque por ser o vencedor de sua categoria, vai disputar a etapa nacional do módulo 1 que será disputada em Natal-RN de 5 a 14 de setembro de 2013. A etapa do módulo 2 será disputada em Belém-PA em novembro. Será a quarta vez que o Avança Judô disputa a etapa nacional.
            O Avança Judô não para e vai participar da XXIII Copa Betim de Judô que será realizada no dia 24 de agosto em Betim.




 
 
 





terça-feira, 9 de julho de 2013

7ª Conferência Municipal de Assistência Social elege delegados e conselheiros


               A 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, foi realizada no dia 27 de junho, no plenário da Câmara, e nela foram eleitos os membros da gestão 2013-2015 do Conselho Municipal de Assistência Social, e os delegados que vão representar Vespasiano na 10ª Conferência Estadual que será realizada entre 16 e 18 de outubro em BH. No evento também foi realizada a prestação de contas da Secretaria de Desenvolvimento Social e formuladas as propostas que serão encaminhadas pelos delegados à Conferência Estadual. Dentre elas se destacam: implantação de um CRAS para atender do Jardim da Glória ao Sueli; e de um CREAS, no Morro Alto; e criação de Centro Sociocultural nos bairros Nova Pampulha/Bonsucesso.
O evento também foi momento de reflexão. A temática da Conferência Municipal -“A Gestão e o Financiamento da Efetivação do SUAS” - foi problematizada com duas palestras. A primeira foi ministrada pela Teresa Gusmão, superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social que realçou a importância de se criar uma Proposta de Emenda Constitucional para assegurar que cada ente federativo aplique 5% do seu orçamento na área de assistência social. Essa falta de recurso é agravada segundo Gusmão pela incompetência administrativa de muitos gestores que não conseguem aplicar todo o dinheiro repassado. Ela afirma que vários municípios mineiros gastam pouco menos da metade da verba que o Estado repassa. Além de aumentar a eficiência da gestão dos recursos financeiros, os municípios precisam ampliar suas ações para poder atingir todos os pontos de vulnerabilidade social em seu território.
Todas essas idéias estão diretamente envolvidas com a elaboração do orçamento do município que foi assunto da segunda palestra que foi proferida por José Marcelo Caetano, professor da UEMG. Ele afirma que nenhuma obra ou serviço pode ser executado se não for planejado no Plano Plurianual, apontado na Lei de Diretrizes Orçamentárias, e aprovado na Lei Orçamentária Anual. Isso reforça a fala de Gusmão da importância de se criar metas e prazos para todas as ações sócio assistenciais do município.

Delegados
Entidade
Marta de Lourdes Mansur Pimentel
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Rita de Cássia Gonçalves Pereira
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Edirlaine Leite Medeiros
Secretaria Municipal de Educação
Carmelita Correia Moreira
Usuário/defesa de direitos.
Fernanda Nobre Santos Costa
Trabalhador da área.
José Geraldo Godinho
Associação Comunitária Lar de Minas

Conselheiros
Entidade
Marilza Castro de Paula Cruz
Movimento de Assistência Social
Fernanda Nobre Santos Costa
Representante dos profissionais da área de assistência social, psicologia ou sociologia.
José Geraldo Godinho
Associação Comunitária Lar de Minas
Vicente de Paula Santos
Associação dos Barraqueiros e Ambulantes de Vespasiano
Eleição será feita novamente.
Representante dos órgãos prestadores de serviços assistenciais e educacionais
Idem.
Representante de associações de idosos no município
Carmelita Correia Moreira
Representante dos usuários


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Blitz Vespasiano contra a Pedofilia


Uma blitz educativa contra a Pedofilia foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no dia 18 de maio, na Praça JK, Centro. Todos os participantes estavam vestindo uma camisa preta confeccionada para a ocasião. Esse luto é necessário, pois o Creas de Vespasiano atendeu 36 casos de pedofilia em 2012. De janeiro a maio de 2013 foram cinco casos novos.
O evento integrou o Dia Nacional de Protesto contra a Violência Sexual que é promovido em 18 de maio, dia em que a menina Araceli Crespo foi estuprada e assassinada em Vitória ES, em 1973, quando tinha sete anos de idade.
Para a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Marta Mansur, o evento é uma maneira de aumentar a fiscalização sobre o assunto.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Blitz Mulher em Foco: incentivo as denúncias contra a violência familiar


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Vespasiano atendeu 36 casos da Lei Maria da Penha em 2012, e oito, entre janeiro e fevereiro de 2013. Para tentar reduzir esse índice de violência, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu a Blitz Mulher em Foco, no dia 09 de março, em frente à lagoa do Morro Alto. Banners foram afixados no local e uma faixa era esticada na avenida Existente para bloquear por alguns instantes o trânsito, para facilitar a entrega, aos motoristas, de panfletos e pulseiras que também foram entregues aos pedestres. 
 Nessa ocasião, os funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social também promoveram um apitaço e vestiram uma camisa vermelha que foi confeccionada especialmente para a ocasião. Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Marta Mansur, a blitz é importante para conscientizar a população em denunciar os casos de agressão em âmbito familiar. Todas as mulheres atendidas pelo Creas desde o ano passado continuam sob tratamento.




terça-feira, 5 de março de 2013

Avança Judô: volta aos treinos 2013


O ano letivo do Projeto Avança Judô foi iniciado no dia 04 março, no Centro de Referência do Idoso, antigo Casarão, Centro, quando os alunos presentes, o professor Mário Lúcio Silva e o padrinho do Projeto, o judoca Luciano Corrêa, fizeram uma saudação ao retrato do fundador do judô, Jigoro Kano que sintetizou a filosofia do esporte com a seguinte frase: “o judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar”. Na ocasião, Corrêa, medalha de ouro no Pan de 2011, proferiu palavras de incentivo aos alunos. Ele ressaltou que o fato de conhecer outros países, falar outro idioma e ter feito faculdade de Administração foi consequência da prática do esporte.
O núcleo Minas Gerais do Avança Judô é desenvolvido pela Prefeitura de Vespasiano através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Confederação Brasileira de Judô, Infraero, Minas Tênis Clube e Prefeituras de Lagoa Santa, Confins, Pedro Leopoldo e São José da Lapa. Atualmente participam desse núcleo 230 alunos, sendo quase 100 só de Vespasiano. Um deles é Ryan Rodrigues Baracho, de 11 anos, faixa cinza e morador do bairro Vila Esportiva que há dois anos participa do projeto e pretende ser faixa preta. Em Vespasiano, destacou-se a aluna Ariana Ingrid Ramos, faixa roxa, de 16 anos, moradora no Caieiras que juntamente com a atleta Marylane Siqueira de Lagoa Santa foram admitidas na equipe do Minas Tênis Clube.
Todos os alunos mineiros do Avança Judô vão treinar no Centro de Referência do Idoso até a conclusão da reforma do Galpão de Esportes, localizado no Centro de Vespasiano. O Avança Judô em Minas Gerais funcionava no Aeroporto de Confins, mas foi obrigado a encontrar outra sede devido às obras feitas no aeroporto em virtude da Copa do Mundo de 2014. As Prefeituras das cidades integrantes do núcleo Minas Gerais vão se cotizar para realizar a manutenção do Galpão de Esportes.

Ampliação do Projeto

             O Avança Judô contempla crianças e adolescentes entre sete e 15 anos. Neste início de ano, 30 alunos por ultrapassarem o limite de idade tiveram que sair. Para evitar essa saída forçada, a Prefeitura de Lagoa Santa quer usar o ginásio no bairro Lagoinha de Fora para receber os atletas de todas as cidades do núcleo Minas Gerais que estourarem o limite de idade. Assim os atletas poderiam participar do projeto até completarem 18, talvez 21 anos. Por ora, o projeto está tramitando na Câmara Municipal de Lagoa Santa.

Ainda há vagas no Projeto Qualificar


O Projeto Qualificar: Profissionais de Qualidade, organizado pela Prefeitura de Vespasiano através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo Federal, ainda oferece vagas em quatro cursos. Há 45 vagas no curso de soldador no processo de eletrodo revestido, sendo 30 para o turno da tarde e 15 para o período matutino. Há 40 vagas para montagem e manutenção de computadores, na parte da manhã, e 10 para eletricista industrial, no turno da tarde. As aulas de todos os cursos vão começar no dia 11 de março, exceto o de soldador no processo revestido do período vespertino que começará no dia 18 de março. Todos os cursos serão ministrados no Senai. Para se inscrever é necessário comparecer na Praça JK, 105, loja 1, Centro. Mais informações podem ser obtidas nos telefones: 3621 0000.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Projeto Qualificar: cursos profissionalizantes


O Projeto Qualificar: Profissionais de Qualidade, organizado pela Prefeitura de Vespasiano através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo Federal, oferta gratuitamente 12 cursos de qualificação profissional para os vespasianenses.
Os cursos ofertados e o número total de vagas em cada curso são: soldador no processo de eletrodo revestido (60 vagas), caldeireiro (40), eletricista industrial (60), mecânico de manutenção de máquinas industriais (40), desenhista mecânico (60), soldador no processo mig mag (60), operador de computador (130), montagem e manutenção de computadores (60), auxiliar em administração em redes (40), auxiliar de recursos humanos (60), auxiliar administrativo (145) e manicure e pedicure (30).
Os cursos serão ministrados em quatro locais da cidade. Todos eles, exceto manicure e pedicure serão realizados no Senai Vespasiano. O Senac vai ministrar os cursos de operador de computador  no Morro Alto, e auxiliar administrativo e manicure e pedicure no Jardim da Glória e no Bonsucesso.
Mais informações podem ser obtidas nos telefones: 3621 0000, 3621 2938 e 3621 2759.